Espro

ver outras histórias

Em Julho de 2007, esta foi a história de
Leonardo, com o Espro

Mande sua história
A beleza de ser Um eterno aprendiz...

A beleza de ser um eterno Aprendiz…

2007 – EXPECTATIVA E ANSIEDADE PARA CONSEGUIR MEU PRIMEIRO EMPREGO

Era difícil encontrar trabalho. Antes eu fazia serviços por conta própria consertando computadores, até que um amigo comentou de um programa que conseguia contratar menores a partir de 14 anos, fui ao endereço onde ele me indicou e lá conheci o Espro,

Vi o Espro pela primeira vez e era bem diferente do que é hoje, todos os colaboradores ficavam numa mesma sala, a sala 614 no 6º andar. Não havia CRA e os jovens eram atendidos na recepção para receber o holerite.

Foi então que para minha alegria fui aprovado para realizar o curso Capacitação Básica para o Trabalho no Espro e naquela época, o curso era de seis meses e nos preparava para a função de Aprendiz de técnicas básicas administrativas.

2008 – FELICIDADE DE SER CONTRATADO COMO APRENDIZ

Assim que concluí o curso, consegui meu primeiro emprego, atuei no próprio Espro na então área de Recrutamento & Seleção, hoje chamada de Triagem e Encaminhamento. Desde criança eu desejava estudar em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação, mas o destino me encaminhou para aquele Departamento onde abracei aquela oportunidade e estou nela até hoje.

Apesar de ter me deparado com muitos desafios, me propus a acumular conhecimentos, todos os dias tentava dar meu melhor, muitos dos colaboradores que me deram apoio já não estão mais na instituição, mas sempre lembrarei que me ensinaram a realizar diversas tarefas e superar dificuldades como, por exemplo, a timidez que até então era algo difícil de contornar, pois eu tinha medo de me expor em público, de tratar com pessoas da equipe, atender telefone enfim tudo que me fazia relacionar com outras pessoas me causava desconforto.

Uma cena que não esquecerei e foi bastante desafiadora naquela época, foi quando a gestora da área de Seleção me pediu para organizar uma sala para entrevista de Aprendizes e disse que eu seria o responsável por apresentar o Espro e tirar as dúvidas dos jovens que assim como eu fiz um dia, estavam com muita vontade de conseguir seu primeiro emprego.

Com as rotinas do dia a dia percebi que estava me desenvolvendo e me relacionando melhor com as pessoas e até mesmo com a minha família, pois estava amadurecendo e criando confiança em mim mesmo.

Outro fator que me faz ter certeza que estava no caminho certo é que passei a perceber que os jovens da minha sala de aula na escola me observavam com admiração e à medida que viam que eu estava adquirindo bens como, por exemplo, meu primeiro celular passaram a me perguntar como era possível e eu então indicava o Espro como uma instituição pra ajudar o jovem e contava do curso que fiz e da oportunidade de emprego que tive 2009.

• PROJETO RYLA

Quando tomei conhecimento deste projeto me identifiquei de imediato porque percebi que também agregaria muito para continuidade do meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Desenvolvi com minha colega de turma uma Campanha de Doação de Sangue e tivemos muito êxito na escolha deste tema pois nosso Trabalho foi destaque e premiado com uma viagem para Campos do Jordão.

Foi o máximo da concretização da minha dedicação com tudo que faço e do quanto me identifiquei com a causa do Espro pois a troca de experiência com outros jovens que estavam vivendo experiências semelhantes às minhas me fez ter mais segurança e elevou minha autoestima. Me senti importante, útil e ativo.

• DE OLHO NO FUTURO

Este projeto veio contribuir muito para meu desenvolvimento profissional e contribuiu para eu definir minha escolha de carreira porque tive a oportunidade de ouvir e conhecer sobre alguns profissionais de diversas áreas e que trabalhavam e em empresas de diferentes segmentos e tirei dúvidas que me angustiavam sobre a escolha do curso que eu faria na faculdade.

Hoje tenho certeza que fiz a escolha certa e que o curso que escolhi fazer, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, é o que me realiza e é a carreira que seguirei em breve após finalizar meu ciclo profissional desta primeira etapa da minha vida.

Mesmo trabalhando na área de Seleção eu sempre me dediquei aos estudos porque entendo que as situações de trabalho que vivencio no meu dia a dia reforçam minha satisfação em estar no Espro e por outro lado a experiência acadêmica me completa com os conhecimentos técnicos.

2010 – SONHO REALIZADO DE SER EFETIVADO

Meu contrato de aprendiz finalizou e fui efetivado por mérito e me mantive na área de Seleção onde fiz a Aprendizagem.

O trabalho na área de Seleção me fez perceber o quanto valioso e grandioso é o trabalho do Espro em capacitar os jovens despreparados com um dia eu fui e gerar oportunidade de emprego para que galguem sua carreira e persigam seus sonhos.

2010 – COPA DO MUNDO

Apesar de ser jovem tive a oportunidade de assistir ao evento da Copa de 2010 junto com os colaboradores que estavam no Espro nos dias de jogos e juntos nos alegramos e sofremos e nos aproximamos nas relações interpessoais fortalecendo alguns vínculos.

2011 a 2014

Hoje as minhas funções são bem diferentes daquelas que exercia como Aprendiz, mas, com certeza, muitos dos conhecimentos que adquiri naquela época contribuem, ainda hoje, para o meu desempenho profissional e meu amadurecimento pessoal.

Percebo claramente o crescimento do Espro e as mudanças que ocorreram na instituição desde quando iniciei como jovem no curso.

A organização passou a ter novas filiais, novo prédio, troca de gestão, troca de Superintendência e tive a oportunidade de participar do ConaRH, ser palestrante no curso da Capacitação Básica e De olho no futuro,participar do COMAS, festas de final de Ano, etc.

Me sinto realizado e grato por ter sido Jovem Aprendiz do Espro e atualmente ser colaborador desta instituição e de algum modo fazer parte desta história e poder incentivar, inspirar e acreditar no jovem que atendo no meu dia a dia de trabalho. Ter a certeza de que assim como eu ele chegará onde quiser desde que acredite no seu potencial, agarre as oportunidades e busque fazer o melhor que puder nas suas atribuições do dia a dia.

Trabalhar no Espro pra mim é uma alegria. Tenho uma satisfação muito grande em poder contribuir para o desenvolvimento pessoal do jovem e fazer acreditá-lo num futuro próspero e de sucesso. Tive muitas conquistas aqui.

Hoje conclui minha universidade e reconheço que parte da maturidade que venho adquirindo se dá pelas oportunidades que aproveitei em minha vida

“A beleza de ser um eterno aprendiz.”. Gonzaguinha



Comente esta história

tem uma história bacana? clique aqui e conte para nós, ela será exibida na nossa timeline.